História

O Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Tocantins (SIGMEP-TO) foi criado em 13 de abril de 1996, com o intuito de defender os interesses dos guardas metropolitanos de Palmas. Em 2008, com a reforma estatutária, o SIGMEP estendeu sua área de defesa dos guardas municipais para todo o estado do Tocantins.

 

Hoje contamos com mais de 300 sindicalizados, com filiados das guardas municipais de Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Monte do Carmo, São Valério e Lagoa da Confusão. O SIGMEP traz consigo uma história de 26 anos de luta em defesa da categoria e hoje tem duas cadeiras na Diretoria da Federação Nacional dos Sindicatos das Guardas Municipais (FENAGUARDAS), instituição importantíssima nas lutas pelos direitos das guardas municipais em Brasília. 

 

Com uma sede própria desde 2017, o SIGMEP oferece aos seus filiados assistência jurídica, assistência social, hospedagem para guardas em trânsito, além de dar apoio e orientação na gestão de conflitos e na administração de outras guardas. O SIGMEP tem dado suporte também na criação de várias guardas municipais no Estado do Tocantins, além de ser uma referência para outros sindicatos de guardas municipais em todo o Brasil